Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo


Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

A produção de conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital muito efetiva e os motivos para investir em conteúdo são muitos.

Uma das vantagens é potencializar as ações de SEO devido a importância dada pelo Google a conteúdo original e de qualidade.

Em e-commerces o conteúdo é que faz o papel do vendedor quando utiliza-se técnicas de copywriting, ajudando a aumentar a taxa de conversão. Além de que conteúdo relevante em um blog ou em redes sociais, por exemplo, dá credibilidade para a empresa que passa a ser vista como referência no assunto.

Há diferentes formatos para cada objetivo e perfil de negócio, entre eles: artigo, infográfico, e-book, conteúdo para redes sociais, posts para blog e descrições de produto para e-commerce são alguns dos mais usados.


Vantagens do Marketing de Conteúdo

Produção de conteúdo - Atraia, cative e converta seu potencial cliente oferecendo conteúdo relevante para ele.

A marca ganha credibilidade por demonstrar que entende do assunto quando produz conteúdo relevante sobre ele.

Alinhando a produção de conteúdo com as estratégias de SEO é possível ampliar a presença nos resultados de busca e aumentar ainda mais o tráfego orgânico.

Ações como distribuição de e-books e infográficos ajudam a captar leads altamente qualificados para ações de e-mail marketing;

Em e-commerces um bom conteúdo aumenta a taxa de conversão por ajudar o cliente a decidir a compra.

Qualquer pessoa pode usar o marketing de conteúdo para a sua vantagem.


Processo de Produção de Conteúdo

O fluxo ideal de produção deve levar em conta metas e objetivos estabelecidos. Se o seu segmento tem um público-alvo bastante ativo na internet, talvez seja necessário publicar mais conteúdo para ter um bom resultado. Nesse caso, o processo deve estar muito bem alinhado, já que quanto maior o volume de conteúdo produzido, mais complicada se torna a gestão.

Vamos a um exemplo de criação de um post:

  • #01 Defina personas e objetivos
  • #02 Liste KEYWORDS
  • #03 Separe as keywords que se encaixem na jornada de compra
  • #04 Defina a pauta do conteúdo
  • #05 Escolha o call to action e alguns links internos
  • #06 Selecione imagens e elementos gráficos
  • #07 Escreva
  • #08 Edite
  • #09 Publique
  • #10 Distribua

Esses passos são apenas um exemplo de como o processo precisa de um direcionamento para que aconteça da forma mais produtiva possível. A padronização do processo de produção não o engessa, pelo contrário, estabelece uma ordem lógica para toda a equipe.

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