Inbound Marketing

Inbound Marketing


Inbound Marketing: A estratégia que está mudando a comunicação nos negócios

No Inbound Marketing são usadas táticas para ganhar o interesse do público e não empurrar ofertas, sendo criados conteúdos de qualidade através das táticas de marketing online.


O “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.

O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.


Vantagens do Inbound Marketing

  • Custa muito mais barato que o Marketing Tradicional (62% menos);
  • Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma;
  • O retorno sobre investimento produzido pelo Inbound Marketing é de 275%;
  • Diante da economia atual, 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para um negócio;
  • As estratégias de Inbound Marketing focam na solução que o seu negócio possui para um problema de um possível cliente. E é fato que as pessoas estão cada vez mais querendo um tipo de publicidade diferenciada, direcionada para ela.
  • Com a metodologia Inbound Marketing, você sabe quanto investe, onde investe e quanto isso retorna para sua empresa. Toda a ação é transparente e o cliente pode acompanhar de perto os resultados.
  • Além do marketing mudar, a forma com que o setor de venda funciona também muda. Contar com automações e inside sales faz toda a diferença.
  • 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço/produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.
  • 50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead.
  • Setores de marketing estão direcionando 34% de sua verba no Inbound Marketing. Esse número, é 11% mais do que a verba direcionada para o Marketing Tradicional.

Funil de Vendas

Funil de Marketing: entenda o caminho de seu cliente até a compra

Foi-se o tempo em que o profissional de marketing tinha à sua disposição uma quantidade limitada de canais para falar com seu público, em que a comunicação era de massa e o objetivo era alcançar o máximo de pessoas com uma única mensagem. Nessa época o famoso funil de vendas era controlado somente pelo time comercial, e marketing cuidava somente do topo do funil.

Agora é possível direcionar as ações de marketing para públicos muito mais específicos, atingindo-os no momento em que sua mensagem será a mais eficiente.

O funil de marketing (ou vendas) é um modelo que representa a jornada de sua audiência desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até a compra - e até mesmo no pós-venda, em alguns casos. A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil.

O funil de marketing é divido em três partes: topo, meio e fundo, cada uma com suas particularidades, e que necessitam de conteúdos e estratégias diferentes para que seu marketing seja eficiente.

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