Email Marketing

Email Marketing


Email Marketing é toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes.

Hoje os sistemas de automação de marketing permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas, em uma abordagem estratégica do Email Marketing.


Para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.

Usar de forma adequada o Email Marketing é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados.


Vantagens do Email Marketing

O e-mail marketing é um recurso poderoso para os negócios online. Se bem trabalhada, uma estratégia de e-mail marketing pode construir a defesa da marca, conduzir compras e manter os sites na memória de seu público-alvo. Tudo isso com um custo relativamente baixo.

1 – Custos mais baixos que a mídia tradicional - Os investimentos em anúncios impressos ou de rádio e TV são imensamente mais altos do que as ações de marketing digital. Quando se trata do e-mail marketing, os custos são ainda menores. A maioria dos serviços cobra poucos centavos por clique, o que torna o investimento bem menor do que direcionar uma publicidade para um grande público sem saber exatamente se atingirá as pessoas certas.

2 – Conquista e fidelização de clientes - O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento e, com isso, melhorar a presença da marca no imaginário de seu público. Quando enviadas numa periodicidade estratégica, as mensagens geram empatia, reforçam as especialidades da loja e geram necessidade de compra.

3 – Aumento do número de visitas no site - A fórmula é simples: quanto mais visita a loja virtual tiver, maiores serão as conversões, as vendas. Ao promover o envio de e-mails marketing, é possível instigar as pessoas a percorrerem as páginas para ver as ofertas e analisar preços.

4 – Mensuração de resultados de uma campanha - Uma boa ferramenta de e-mail marketing ajuda não só a fazer a segmentação dos clientes de acordo com fatores como idade, região, preferências, gênero etc, mas também acompanha toda a movimentação dos contatos dentro da loja.

5 - Automação do Processo - A espinha dorsal de uma campanha de e-mail marketing é uma ferramenta de automatização que garanta a entrega das mensagens à base de contatos cadastradas e trace estatísticas para mensuração dos resultados. Como toda a jornada de experiência do consumidor de um e-commerce é virtual, a forma com que se chega até a caixa de e-mail deve ser estratégica, oferecendo um conteúdo visualmente agradável e que inspire a tomada de decisão.


Processo de Email Marketing

Passo 1 – Defina um objetivo: Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.

Passo 2 – Segmente seu público – É importante criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, segmente a sua lista de emails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto: sexo, idade, localização, lead, cliente, etc.

Passo 3 – Ofereça um conteúdo valioso para seu público – a relevância é a regra de ouro para qualquer conteúdo.

Passo 4 – Crie um assunto irresistível – apesar de o campo do assunto do seu email ter uma única função – fazer o leitor abrir o email – não o menospreze nem por um segundo.

Passo 5 – Tenha consciência da importância do design. Em um email marketing ele é fundamental para reter a atenção de quem está lendo, garantir que a mensagem seja aberta, gerar cliques e vendas.

Passo 6 – Destaque seu call to action – o seu call to action (chamada para ação) é o seu link, o botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto deve estar bem posicionado e muito bem visível.

Passo 7 – Monitore os resultados – Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema.

Uma campanha de email marketing pode trazer resultados palpáveis para o negócio.

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